As políticas de trocas e devoluções em uma loja virtual podem variar de acordo com cada empresa, mas geralmente elas seguem alguns princípios básicos.
Abaixo veremos como você pode agir quando um consumidor quiser trocar ou devolver algum produto:
Chegou alguma solicitação de troca ou devolução em sua loja? Veja como proceder:
É muito importante que a sua loja disponibilize uma página com as políticas de trocas e devoluções da empresa. Ao fazer isso, o consumidor se sente mais confiante em comprar em sua loja, afinal, ele sabe que se precisar lidar com um processo de logística reversa, terá toda a segurança que precisa. E como criar essa página interna?
🚨 Atenção!
Um texto de acordo com as melhores práticas e legislação já vem habilitado por padrão, entretanto, você poderá editar de acordo com a política de trocas e devoluções da sua empresa.
A criação dessa página com certeza trará mais segurança para os seus clientes, afinal, antes de realizar qualquer compra, ele entenderá o processo de logística reversa.
Agora traremos o que você, lojista, precisa fazer quando de fato um consumidor deseja cancelar o seu pedido. Existem dois cenários: quando a venda ainda não teve o seu pagamento realizado e quando já foi aprovada pela intermediadora de pagamentos.
Pagamento ainda não Realizado: Se o pedido ainda não teve o pagamento realizado, basta alterar o status desse pedido para cancelado. Veja abaixo o procedimento:
Como esse pedido não teve o pagamento confirmado, o único procedimento necessário é a troca de status.
Pagamento Já Realizado: Agora, se você precisa realizar o cancelamento de um pedido que já teve o pagamento confirmado, veja abaixo o que fazer:
Caso o seu cliente queira o estorno da compra, é necessário que você entre em contato com a intermediadora de pagamentos do pedido para solicitar o estorno. Após isso, recomendamos que a troca de status do pedido seja realizada, como vimos acima neste mesmo artigo.
Uma outra alternativa é oferecer um cupom de troca para esse consumidor. Esse procedimento torna o processo de troca mais ágil, afinal, não há a necessidade de pedir o estorno para a intermediadora de pagamentos. Caso queira se aprofundar sobre o Cupom de Troca, clique neste artigo.
Quando falamos sobre trocas e devoluções, uma dúvida é muito frequente: de quem é a responsabilidade do frete?
A verdade é que tudo dependerá da sua política de trocas e devoluções. Essa política é estabelecida pelos próprios termos e condições da sua empresa. Em muitos casos, o custo do frete da devolução é de responsabilidade do cliente, ou seja, o consumidor quem deve arcar com os custos de envio do produto de volta para a loja. Entretanto, existem e-commerces que oferecem o frete de devolução gratuitamente, ou que reembolsam o valor do frete após a comprovação do envio do produto, por isso a importância de uma página interna de trocas e devoluções.
Referência: Este tutorial pode ser encontrado na página oficial do nosso parceiro através do link: https://basedeconhecimento.tray.com.br/hc/pt-br
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