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Gestão de pedidos

No sistema ROI COMMERCE, existem por padrão, oito status de pedidos:

0 – Pendente
1 – Aprovado
2 – Enviado
3 – Entregue
4 – Chargeback
5 – Cancelado
6 – Pagamento Devolvido
7 – Negado

 

0 – Pendente

São pedidos que foram feitos na loja em meio de pagamento ainda não aprovado. Ex.: Boleto, Pix, Transferência Bancária e Cartão de Crédito que ainda consta em processamento.

Caso o pedido tenha sido feito em Pix ou Transferência Bancária, você pode aprovar manualmente utilizando o recurso Ações -> Aprovar Pedido.

Caso o pedido tenha sido feito em qualquer outra modalidade, será necessário aguardar a loja processar o pagamento. Assim que o pagamento for processado, o pedido será atualizado automaticamente.

Nesse status, o pedido não fica disponível para ser integrado a nenhum ERP (por integração nativa ou por API). Somente depois de definido o status após o PENDENTE que o pedido é
disponibilizado para integração.

 

1 – Aprovado

São pedidos que chegaram na plataforma ROI COMMERCE diretamente aprovados ou que estavam pendentes anteriormente e foram atualizados.

Nesse estágio, o sistema permite a integração do pedido por um ERP / API.

Você também pode a partir desse estágio, informar o faturamento/envio do pedido acessando Ações ->
Alterar Pedido -> Aba Entregas.

Preencha os seguintes campos:

  • Transportadora
  •  Método de Envio
  • Código de Rastreamento
  • Data Estimada Para Entrega
  • Data de Despacho
  • Data da Nota Fiscal
  • Número da Nota Fiscal
  • Série da Nota Fiscal
  • Chave da Nota Fiscal
  • Link de Consulta da Nota Fiscal (https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx)

Após preencher todos os campos, clique no botão “Enviar” e o status do pedido será alterado automaticamente para “Enviado”.

 

 

 

2 – Enviado

São pedidos que receberam informações de faturamento/envio pelo formulário ou por API.
Nesse estágio, o sistema envia as informações de faturamento e envio para o OPENCART e para conta do cliente dentro da loja.

Após o pedido ser entregue, clique no botão “Ações” > Informar Entrega > Informe a Data e Hora da Entrega > clique no botão “Confirmar”

O status do pedido será alterado automaticamente para “Entregue”.

3 – Entregue

São pedidos que receberam informações de entrega pelo formulário ou por API.
Nesse estágio, o sistema envia as informações de entrega para o OPENCART e para conta do cliente dentro da loja.

 

4 – Chargeback

São pedidos que receberam uma informação de Chargeback vinda do meio de pagamento.

O ROI COMMERCE atualiza independentemente de que status se encontra o pedido.

Esse status deve ser tratado com atenção diretamente na plataforma de pagamentos que você está utilizando (MERCADO PAGO, PAG SEGURO, …), pois ela significa que um cliente abriu uma reclamação referente ao pagamento efetuado.

 

5 – Cancelado

São pedidos que foram cancelados diretamente pelo operador no ROI COMMERCE via processo Ações -> Cancelar Pedido ou que estavam com status Pendente e foi atualizado para Cancelado pelo meio de pagamento.

 

6 – Pagamento Devolvido

O pedido assume esse status quando você devolve o pagamento feito pelo pedido diretamente na plataforma de pagamentos (MERCADO PAGO, PAG SEGURO, …).
Independentemente de qual seja o status do pedido no momento, se devolver o pagamento na plataforma de pagamentos, o ROI COMMERCE irá receber a informação e atualizar.

 

7 – Negado

O pedido assume esse status quando está como Pendente e o pagamento não é aprovado pelo meio de pagamento (MERCADO PAGO, PAG SEGURO, …). Dependendo da velocidade do meio de pagamento em negar a compra, o ROI COMMERCE já pode trazer o pedido com status Negado, mas na maioria das vezes o pedido vai vir pendente e será atualizado para Negado.

 

🚩Observações Gerais

A alteração dos status dos pedidos da integração OPENCART, são feitas em sua grande maioria de forma automatizada. Sendo assim, o operador do sistema não poderá alterar os status manualmente. Somente nas situações abaixo, o operador ou API poderá fazer alteração de status nos pedidos:

Pendente -> Aprovado
Quando o pagamento foi feito através de PIX, Transferência ou Deposito.

Aprovado -> Enviado
Quando é informado os dados de faturamento e envio do pedido via formulário ou API.

Enviado -> Entregue
Quando é informado os dados de entrega do pedido via formulário ou API.

Pendente || Aprovado || Enviado -> Cancelado
Quando o pedido é Cancelado via formulário ou API.

 

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