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Cadastro de E-mail na ROI Commerce

Nesse artigo vamos demonstrar como criar e configurar layouts de e-mails no ROI COMMERCE. O sistema ROI COMMERCE está parametrizado para fazer 4 envios de e-mails padrões para clientes que compram dentro da loja OPENCART.

1 -> Quando o pedido é realizado (pedidos não aprovados de imediato);
2 -> Quando o pedido é aprovado (automaticamente ou manualmente);
3 -> Quando é informado o faturamento/envio do pedido;
4 -> Quando é informado a entrega do pedido.

Para ativar o envio automático desses e-mails, será necessário fazer a configuração dos layouts padrões de cada e-mail (Pedido Pendente, Pedido Aprovado, Pedido Enviado e Pedido Entregue)

Para saber como configurar layouts de e-mails padrão, acesse o artigo abaixo:

1. Criação do Layout do E-mail

Os layouts de e-mail do ROI COMMERCE tem por objetivo criar e-mails padrões que podem ser utilizados em vários módulos do sistema para ser enviados aos clientes.

Para configurar os layouts de e-mail, você precisará acessar Menu->Marketing->E-mail Marketing

Antes de criar um layout, você precisará cadastrar os dados do e-mail que será utilizado para fazer o envio do layout. Para isso, clique no botão verde no canto superior direito “Cadastrar Conta de E-mail”.

Com a tela de Cadastro de Contas de E-mails aberta, clique em Novo (botão azul) no canto superior direito.

Nessa tela, você deve cadastrar o e-mail e seus dados de autenticação.

Nome da Conta: Identificador do e-mail
E-mail: Endereço de e-mail que será utilizado
Senha: Senha da conta de e-mail
Servidor SMTP: Servidor SMTP da conta de e-mail
Tipo de conexão: TLS
Porta: Porta de envio do servidor de e-mail
Status: Status do cadastro

Com os dados devidamente preenchidos, o sistema já está pronto para o cadastro de layouts de e-mail.
OBS.: Podem ser cadastrados diversas contas de emails para ser usadas em diferentes layouts de e-mails.

Clique em Voltar (botão laranja) no canto superior direito para voltar para a tela de cadastro de layouts de e-mails.

Dentro do módulo, clique em Novo (botão azul no canto superior direito)

Basta cadastrar o layout de e-mail para que ele seja disponibilizado nos módulo abaixo para envio de e-mails ao cadastro.

Marketing-> Clientes
Marketing-> Carrinha Abandonado
Marketing-> Contatos Loja
Gestão de Pedidos-> Pedidos

2. Configuração do E-mail

Para que o sistema identifique o e-mail correto a ser enviado em cada um dos três momentos, você deve configurar “Assunto do E-mail:” da seguinte forma:

1 – E-mail que será enviado quando pedido for feito e não aprovado imediatamente:
Assunto do E-mail: Pedido Pendente

2 – E-mail que será enviado quando pedido for aprovado:
Assunto do E-mail: Pedido Aprovado

3 – E-mail que será enviado quando pedido for faturado/enviado:
Assunto do E-mail: Pedido Enviado

4 – E-mail que será enviado quando pedido for aprovado:
Assunto do E-mail: Pedido Entregue

Configurando os e-mails com os assuntos acima (exatamente como está), o sistema entenderá e utilizará esses layouts para enviar em cada momento.

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